surto de toxoplasmose

Aumenta a busca por água mineral em Santa Maria

Foto: Charles Guerra (Diário)

A confirmação de um surto de toxoplamose e a possibilidade de que ela seja transmitida pela água da torneira já impacta na venda do produto industrializado. As distribuidoras de água mineral e supermercados tiveram alta na procura desde a tarde de quinta-feira. Em Camobi, por exemplo, o gerente do supermercado Bertagnolli, Marcos Antônio Fetzer, diz que os clientes limparam o estoque de água até o início da tarde. 

LEIA MAIS
:: Médicos confirmam surto de toxoplasmose em Santa Maria ::
:: População só deve beber água fervida ou filtrada como precaução, orientam as autoridades ::   
:: Infectologista dá dicas para prevenir a toxoplasmose :: 
:: Escolas adotam medidas de prevenção após surto de toxoplasmose ::
:: Coleta que vai detectar ou não se a toxo está na água deve ser feita até segunda-feira ::
:: Postos de saúde vão abrir neste sábado para orientar a população ::

- Foram vendidas mais de 100 unidades de 5 litros em poucas horas. Depois, foram as de 1,5 (litro) e ficaram apenas as garrafinhas (de 500 ml). Já contatei os fornecedores para que uma nova carga seja entregue o quanto antes, mas, como está faltando em todos os locais, eles não me deram prazo para entrega - diz o gerente.

A rede Walmart, dos supermercados Big e Nacional, fez o pedido da carga de água 10 vezes maior do que costuma a solicitar para venda nos estabelecimentos de Santa Maria.

No supermercado Peruzzo do Patronato, a venda das garrafas de 5 litros zeraram os estoques.
- A procura foi grande. Inclusive, chegou uma carga no começo da tarde e tudo foi vendido também. As bombonas de 20 litros também foram bastante procuradas, mas não tanto quanto as menores. Talvez porque os clientes que não têm o casco precisem pagar por ele. Além disso, é preciso ter em casa o suporte para poder servir a água - afirma a fiscal de caixa Denise Silveira, complementando ainda que o pedido de nova remessa de água teve a quantidade reforçada.

Nas distribuidoras, sejam as embalagens de 20 litros ou em volume menor, a venda do produto também registrou alta.

Em uma delas, em questão de horas, a venda de água mineral havia triplicado.

- Em um dia normal, vendemos de 20 a 30 (de 20 litros). Até o começo da tarde, foram pelo menos 60 e o movimento está maior que o normal - relatou Edinara Dana, funcionária da Neco Gás e Água.

- Percebi que a procura aumentou, sim, principalmente nas garrafas de 3 litros. As de tamanho maior ainda não tiveram tanta procura assim. Mesmo assim, já aumentamos o pedido para o fornecedor - diz a vendedora da Brasil Beer, Thuane Machado Fontoura.

Muitos consumidores que foram até os pontos de venda em busca de água mineral só encontraram em pequenos volumes. A estudante Paloma Pauli, 19 anos, foi um exemplo.
- Vim em busca de uma garrafa grande, para todos que moram na minha casa. Mas, como não tem mais, vou levar uma garrafinha para cada um e amanhã vou procurar em garrafas maiores - disse a estudante.

Antes do meio-dia, o aposentado Tadeu Zanchi, 74 anos, foi ao supermercado Hipo, na Silva Jardim, para comprar água sem gás e não achou de 1,5 litros ou 5 litros.
- Por via das dúvidas, é melhor se precaver e não tomar da torneira, por enquanto - disse.

PROCON ESTÁ DE OLHO
O Procon de Santa Maria está verificando o preço da água nos pontos de venda. Conforme a coordenadora do órgão em Santa Maria, Márcia Rocha, os valores de venda do produto estão sendo monitorados: 

- Ainda não tivemos um manifesto oficial que confirma que é a água o causador do surto. Mesmo assim, visitamos os supermercados das grandes redes e fizemos um levantamento dos preços de água mineral. Se for constatado o aumento abusivo do valor cobrado em função dessa demanda da população, o local poderá ser autuado.

A TOXOPLASMOSE 
Transmissão 
A toxoplasmose é transmitida por um protozoário (Toxoplasma gondii) via oral (pela boca), por meio de ingestão de alimentos ou água. Não é contagiosa e não mata. Mesmo assim, as gestantes precisam ter atenção redobrada porque pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gestação por meio da placenta. Nos primeiros três meses, o risco de transmissão vertical é menor, mas a probabilidade de aborto é maior, e os danos ao organismo da criança são mais graves. À medida que a gravidez evolui, o risco de transmissão da mãe para o feto aumenta, mas as lesões na criança costumam ser menos agressivas. 

Atuação no corpo 
A toxoplasmose pode ser uma doença assintomática. Se o sistema imunológico estiver fortalecido, o parasita pode permanecer inativo em tecidos do corpo do portador por toda a vida, sem que ele sequer saiba que foi infectado. Alguns poucos, porém, podem apresentar sinais discretos da infecção semelhante aos de um quadro viral comum, como dor no corpo e de cabeça, febre, cansaço e linfonodos inflamados. Se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos etc 

Sintomas 

  • Dor de cabeça e garganta  
  • Manchas pelo corpo: exantema máculo-papular (vermelhidão em forma de pequenas manchas e pápulas)
  • Confusão mental
  • Convulsões
  • Encefalite
  • Aumento do fígado e do baço
  • Moléstias pulmonares (pneumonite) e cardíacas (miocardite)
  • Linfonodos aumentados, ou seja, gânglios espalhados pelo corpo
  • Dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira
  • Problemas de audição
  • Lesões na retina (coriorretinite)

O SURTO
O surto de toxoplasmose em Santa Maria foi confirmado depois do aumento de pacientes que procuraram as unidades públicas e privadas com sintomas de síndrome febril. Ao investigar o agente transmissor da doença, exames laboratoriais confirmaram positivo para toxoplasmose em 14 amostras das 17 coletadas. Conforme a médica infectologista da prefeitura, Paula Martinez, são cerca de 600 casos de pessoas atendidas na rede pública ou privada com algum dos sintomas da síndrome febril, que são febre, cefaléia (dor de cabeça) ou mialgia (dores no corpo), entre janeiro e abril em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Husm confirma toxoplasmose em 12 pacientes gestantes Anterior

Husm confirma toxoplasmose em 12 pacientes gestantes

Primeiros exames da UFSM na água de Santa Maria não encontraram contaminação Próximo

Primeiros exames da UFSM na água de Santa Maria não encontraram contaminação

Saúde